A Associação Portuguesa de Bancos (APB) - que tem entre as suas áreas de atuação a promoção da formação e aperfeiçoamento profissional do pessoal bancário - integra o Instituto de Formação Bancária (IFB) e o Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB). Ambos têm como missão reforçar a cultura da profissão e, através da qualificação dos recursos humanos, apoiar o desenvolvimento do sector financeiro português.

Objectivos:

Satisfazer as necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos colaboradores dos Bancos, em domínios respeitantes à atividade bancária ou com ela conexos. A sua atividade é também extensiva a entidades de outros sectores e aberta à iniciativa individual, cabendo à direção definir os termos e as condições em que elementos estranhos aos associados poderão utilizar as ações e cursos ministrados.

Destinatários: Os colaboradores do sector bancário, entre outros.

Instituto de Formação Bancária

Tipos de formação

  • Formação de Base
    Novos empregados e colaboradores com alguma experiência, quadros, assistentes comerciais e gestores de conta;
  • Formação Intermédia
    Diretores, chefias intermédias e quadros técnicos;
  • Formação de Candidatos
    Projeto formativo desenvolvido pelo IFB – 1992 -, com o apoio e colaboração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e dos Bancos. Este projeto, também conhecido por Formação em Alternância, destina-se a Jovens com idade inferior a 25 anos, com habilitações entre o 9º ano e o 12º incompleto, candidatos à profissão bancária e futuros empregados;


O IFB dispõe de uma Plataforma de formação à distância e-learning que possibilita a aprendizagem por módulos de estudos autónomos ou por planos integrados de formação - WebBanca.

Instituto Superior de Gestão Bancária

É um estabelecimento de ensino superior politécnico não integrado, criado pela Associação Portuguesa de Bancos, ao abrigo do Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo (Portaria nº 915/91, de 04 de Setembro).

 Tipos de formação

  • Formação Superior
    Profissionais do Sector Financeiro e outros sectores; jovens que terminem o ensino secundário e pretendam obter uma qualificação académica na área da Banca e elementos altamente qualificados (administradores, diretores, técnicos superiores) que visem aperfeiçoamento em áreas muito especializadas através dos Cursos para Executivos e das Conferências.

Para mais informações, consulte:

Instituto de Formação Bancária - www.ifb.pt
Instituto Superior de Gestão Bancária - www.isgb.pt