4 de Julho, 2017

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) congratula-se com a entrada em vigor, hoje, do Aviso n.º 3/2017 e da Instrução n.º 9/2017. ambos do Banco de Portugal, que permitirão a abertura de uma conta bancária exclusivamente através de canais digitais.

Esta iniciativa legislativa põe fim a uma desvantagem competitiva dos bancos nacionais face à restante banca europeia, onde a abertura de conta sem interação presencial com o cliente já era uma realidade.


Por outro lado, a possibilidade de abertura de conta sem necessidade de deslocação a um balcão vai de encontro às novas práticas dos clientes bancários, cujo recurso a meios digitais é crescente e em que a relação cliente/banco se faz mais vezes à distância.

A APB sublinha ainda que esta nova via possível de relacionamento entre bancos e clientes é realizada sem comprometer a eficácia e, sobretudo, a segurança do processo de abertura de uma conta bancária e o cumprimento, nomeadamente no que diz respeito à identificação dos clientes, dos deveres de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.