23 de Março, 2017

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) - juntamente com o Instituto de Formação Bancária (IFB) – e em parceria com a Junior Achievement, volta a associar-se à European Money Week – iniciativa da Federação Bancária Europeia que junta as associações bancárias de mais de 30 países. Esta Semana Europeia do Dinheiro irá acontecer, este ano, na próxima semana, entre os dias 27 e 31 de Março.

Nesta terceira edição, os quatro maiores bancos do sector – CGD, Millennium bcp, Novo Banco e Santander Totta –, pelo grau de representatividade que ocupam no mercado nacional, juntam-se à iniciativa: vinte alunos, em grupos de cinco elementos cada, irão ter a possibilidade de conhecer os bastidores destas instituições, numa visita que será, em parte, conduzida pelos próprios presidentes executivos com quem terão oportunidade de conversar e fazer perguntas. Em cada grupo, os diferentes alunos provêm de escolas diferentes, escolas essas tanto do ensino público como do privado, regular ou profissional. Todas da região de Lisboa.

Esta iniciativa – complementar ao trabalho que é desenvolvido durante o ano pelas diferentes associações financeiras e diretamente por muitos bancos - pretende chamar a atenção para a importância de uma maior e mais abrangente educação financeira em Portugal e na Europa, sensibilizando a comunidade para a relevância da adoção de comportamentos ajustados, mais informados e esclarecidos, no âmbito das suas escolhas financeiras, presentes e futuras.

As crianças e os jovens, futuros consumidores de produtos e serviços bancários, são o público-alvo principal desta European Money Week, assente no pressuposto de que  os clientes e a própria banca beneficiam de uma maior literacia financeira. As associações bancárias dos vários países envolvidos desenvolvem, nessa semana, um conjunto vasto de atividades.

Saiba mais, no site da APB, sobre o que será feito em Portugal e por toda a Europa.