6 de Novembro, 2019

As empresas europeias de serviços financeiros estão mais preparadas do que antes para lidar com o possível cenário de um Brexit sem acordo.

De acordo com uma consulta interna entre os membros da Federação Bancária Europeia, nos últimos meses, muitas empresas de serviços financeiros continuaram a intensificar os seus planos de contingência. A Federação Bancária Europeia, que reúne associações bancárias nacionais de 32 países europeus, continua a defender uma saída ordenada que se baseia no Acordo de Saída oficial entre a UE e o Reino Unido. Isso permitiria um curto período de transição que daria às empresas de serviços financeiros, e a outros stakeholders da economia, mais tempo para se prepararem para um futuro acordo que ainda precisa de ser negociado.

Embora uma separação entre os membros da União Europeia possa ter impacto no comércio e na economia, a EBF continua confiante que o setor bancário continuará a apoiar as economias europeias e a atender os seus clientes em caso de um não acordo.

Diz Wim Mijs, CEO da EBF: “Graças à ao adiamento até ao fim de janeiro, há mais tempo para facilitar a saída do Reino Unido da UE com um acordo. O relógio foi reiniciado mas continua a bater depressa. Esperamos que brevemente o Reino Unido encontre o caminho a seguir. Enquanto isso, os nossos bancos e outras empresas de serviços financeiros, em toda a Europa, estão ainda mais preparados e continuam a implementar os seus planos de contingência para o Brexit. ”

Se ainda não o fizeram, as empresas e os clientes de retalho cujas finanças envolvem o Reino Unido e a UE são aconselhados a entrar em contacto com seu banco para se assegurarem que não enfrentarão problemas que podem ser evitados. No seu site, a EBF reuniu um amplo conjunto de páginas dos seus membros sobre o Brexit, bem como de órgãos da UE: https://www.ebf.eu/brexit/.