30 de Junho, 2010

Com o objectivo de contribuir para uma melhor compreensão e interpretação dos temas financeiros e bancários em Portugal, a Associação Portuguesa de Bancos e o Instituto de Formação Bancária estão a desenvolver um conjunto de acções de formação dirigidas aos jornalistas portugueses.

A relevância do sector financeiro na economia, a maior sofisticação dos mercados, a sua especificidade e complexidade, bem como a crescente necessidade de informação dos Meios de Comunicação Social sobre essas matérias, levaram a APB a desenvolver um conjunto de acções formativas, de curta duração e em horário conveniente, que preencham as necessidades de informação dos jornalistas sobre determinadas áreas e temas do sector. As acções poderão ser frequentadas pelos jornalistas que exerçam a sua profissão num Órgão de Comunicação Social (OCS), ou como free-lancers.

Para tentar perceber as áreas e os assuntos de maior interesse para os profissionais da comunicação foi feito um pequeno questionário, cujos resultados mostram que os assuntos que consideram mais relevantes para a sua profissão são: A Análise de Balanços; os Índices, Rácios e Rating; Sistema Bancário; Financiamento e Crédito.

Assim, a primeira acção de formação (que decorreu entre 22 e 23 de Março) foi subordinada ao tema “Análise Financeira de um Balanço” e contou com a presença de 33 jornalistas. O assunto continua a interessar diversos jornalistas, pelo que estão previstas novas acções sobre o mesmo tema. No Porto, a acção teve lugar no dia 30 de Junho de 2010 e mereceu, igualmente, uma apreciação muito positiva dos 12 jornalistas de economia presentes.

download da Ficha de inscrição