31 de Dezembro, 2010

Acaba de sair mais um número da revista inforBANCA. O tema principal desta edição é a entrevista ao Presidente da APB. António de Sousa faz um balanço do seu primeiro ano à frente da Associação e perspectiva o que poderá ser 2011 para a economia e para a banca.

Embora nos alerte para as dificuldades do sector financeiro, não deixa de nos lembrar que os bancos portugueses são dos mais evoluídos em termos mundiais. Fala-nos, também, de projectos em fase de concretização, como o programa de literacia financeira e do papel determinante dos empregados bancários no esclarecimento dos clientes, recordando, contudo, que nada se sobrepõe à decisão individual e à responsabilidade que cada cliente deve assumir.

A inforBANCA publica, também, um conjunto de reflexões de José Pena do Amaral, Administrador do Banco BPI, sobre recursos humanos e formação. Pena do Amaral  refere a necessidade de padronizar a forma como se está no mercado “os princípios essenciais da qualidade de atendimento deverão ser os mesmos para um cliente que vá a um balcão do banco em Lisboa ou em Vila Real”. O que, em sua opinião, é compatível com a personalização e adaptação a cada mercado e a cada cliente.

Outros artigos de destaque: os Media Sociais estão a transformar os negócios e os bancos não ficam de fora deste movimento; a Banca e a era da transparência fiscal, Segurança Bancária, entre outros. A tecnologia, ao contrário do que possa parecer, serve para a banca se aproximar dos seus clientes.

Entrevista de António de Sousa à INFORBANCA