18 de Abril, 2013

O site “Boas Práticas, Boas Contas” (BPBC) é o primeiro projecto conjunto de Educação Financeira do sector bancário. É um projecto de cariz pedagógico que assume o compromisso de facultar aos cidadãos, informação útil e acessível sobre os serviços da Banca, através de casos práticos, exemplificativos e realistas, que se assemelham a situações da vida real de muitas famílias e com as quais as pessoas se poderão identificar.

A premissa que está na base da sua construção é facilitar o envolvimento das pessoas, visando estimular atitudes e comportamentos, a nível financeiro, que levem a tomadas de decisão esclarecidas, responsáveis e estáveis. O site diferencia-se em termos conceptuais, na abordagem que faz dos temas, na linguagem e na forma de apresentação.

É um projecto dedicado ao público em geral cujos conteúdos foram criados pelo Grupo de Trabalho da Literacia Financeira da APB, de que fazem parte 11 bancos, para além da APB e do IFB/ISGB. A principal preocupação deste Grupo de Trabalho da APB foi delinear uma estratégia comum de actuação do sector, integrada e coordenada a nível de acções e objectivos, e alinhá-la, também, com a estratégia nacional do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que reúne o Banco de Portugal, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal.

O site BPBC está de acordo com os princípios orientadores das iniciativas de formação financeira do PNFF e integra-se na Estratégia Sectorial para a Literacia Financeira (LF) aprovada pela Direcção da APB há dois anos, com o propósito de que a APB e os seus Associados desempenhem um papel activo na educação financeira da população e contribuam para uma melhor compreensão do funcionamento e da importância do sistema financeiro na economia do país.

O site tem como finalidade contribuir para uma melhor compreensão dos produtos bancários e para melhorar a cultura financeira da comunidade de língua portuguesa. A abordagem faz-se através de uma comunicação diferenciadora, baseada na ilustração e numa linguagem simples e directa.

O objectivo é formar e informar, de forma simples e clara, sobre os principais produtos e serviços da banca, procurando promover novos hábitos, esclarecidos e sustentáveis, quer no que se refere ao relacionamento com o sector quer de utilização dos serviços bancários.

Tecnologia

O site está dotado de um backoffice para assegurar a gestão de conteúdos de uma forma regular. A arquitectura técnica da solução recorre a ASP.NET e JavaScript como linguagens de programação e Microsoft SQL para suporte de dados.

O site está optimizado para uma resolução mínima de 1024x768px. O nível de qualidade na produção de XHTML garante um bom funcionamento e aparência do site “Boas Práticas, Boas Contas” nas versões dos browsers mais utilizados. Houve também um especial cuidado em tornar o projecto totalmente compatível em plataformas móveis nomeadamente tablets baseados em  Android e iOS, plataformas essas cada vez mais usadas para consultas regulares à internet.


Bancos que fazem parte do Grupo de Trabalho

  •      Banco BIC Português
  •      Banco BPI
  •      Banco de Investimento Global
  •      Banco Espírito Santo
  •      Banco Popular
  •      Banco Santander Totta
  •      Banif – Banco Internacional do Funchal
  •      Barclays Bank
  •      Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo
  •      Caixa Geral de Depósitos
  •      Millennium BCP


Parceiros do projecto

A DCE – loving brands foi o parceiro que concebeu a imagem corporativa do projecto, bem como o conceito subjacente ao site BPBC, tendo também desenvolvido os materiais de comunicação, incluindo o webdesign, e a adaptação dos conteúdos para uma linguagem mais simples e directa. As ilustrações são de João António e o desenvolvimento do site em html  foi efectuado pela Mediaminds.



Coordenação e Gestão do SITE

Associação Portuguesa de Bancos
Gabinete de Comunicação e Imagem

Concepção e Design
DCE loving brands
www.dce.pt

Ilustrações
João António

Implementação

Mediaminds

Apresentação do site

Imagens da Conferência de Imprensa ver»