16 de Setembro, 2020

Pelo quarto ano consecutivo, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) coordena a Semana Mundial do Investidor (World Investor Week) em Portugal, uma iniciativa global da IOSCO que visa promover a educação financeira e a proteção do investidor. A edição deste ano conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e focar-se-á em temas que ajudem, por um lado, os investidores a enfrentarem a incerteza que vivemos decorrente da crise pandémica e, por outro, a refletir sobre o contributo que o mercado de capitais pode oferecer à economia.

A Semana Mundial do Investidor, que decorrerá de 5 a 11 de outubro, com o slogan "Conheça primeiro, invista depois", contará com 13 iniciativas e várias publicações da responsabilidade da CMVM e dos parceiros deste evento.

Esta será a edição com o número mais elevado de iniciativas, o que traduz o empenho acrescido dos parceiros que este ano assumem a organização de iniciativas, oferecendo uma elevada heterogeneidade de temas para vários públicos, tais como estudantes, professores, seniores, clientes bancários, investidores e público em geral.

A realizar no dia 8 de outubro, a conferência anual da CMVM tem como tema "Investir na retoma: o papel do mercado de capitais" e reunirá reguladores, peritos nacionais e internacionais, responsáveis políticos e da indústria, numa reflexão sobre as melhores estratégias e políticas públicas que permitam uma utilização ótima dos mercados e dos instrumentos financeiros para enfrentar esta crise. Entre os assuntos a debater estão as finanças sustentáveis, a estabilidade financeira, o financiamento da retoma e a proteção do investidor.

No dia 6 de outubro, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) abordará o tema da "Demografia, Pensões e Poupança para a Reforma" e a Associação Portuguesa de Bancos (APB) realiza a primeira sessão sobre "Confiar para Investir" (as outras duas sessões sobre este tema acontecem nos dias 7 e 9). Ainda no mesmo dia, a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões (APFIPP) e a Euronext Lisbon conversam sobre "Poupar & Investir" e a entidade convidada CFA Society Portugal analisa a "Ética nas Finanças". A 7 de outubro, a Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF) debate a importância da "Informação financeira em tempos de crise" e o Banco de Portugal explica "Como um banco central contribuiu para a confiança dos agentes económicos". Ainda no mesmo dia, o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) realiza, com a Direção-Geral da Educação, uma sessão sobre "Cibersegurança nas transações financeiras". E a Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM) promove uma conferência sobre "Cultura empresarial, propósito societário e confiança dos investidores".

No último dia de atividades, os três supervisores financeiros – CMVM, Banco de Portugal e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) realizam, no âmbito do PNFF/Todos Contam, uma sessão de sensibilização sobre "Poupar e Investir em Segurança" e, na sessão de encerramento será abordado o tema "Finanças sustentáveis: o futuro passa por aqui".

A informação completa sobre o programa e as várias iniciativas previstas durante a Semana Mundial do Investidor podem ser consultadas no site dedicado ao evento.