30 de Outubro, 2015

Os professores do 1º ciclo do ensino básico vão passar a poder utilizar, já este ano lectivo, o primeiro Caderno de Educação Financeira elaborado em Portugal, resultado de um protocolo entre o Conselho Nacional de Supervisores, o Ministério da Educação, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) e outras três associações do sector financeiro.

O objectivo deste novo manual escolar - apresentado no dia em que se comemora o Dia Mundial da Poupança e o Dia da Formação Financeira -, é o de poder apoiar os alunos e os professores na implementação dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para o 1º ciclo do ensino básico.

Este Caderno de Educação Financeira procura, utilizando situações vividas por duas crianças, o Tomás e a Clara, com a sua família, abordar de uma forma lúdico-didática temas como as “Despesas e rendimentos”, a “Poupança” e os “Meios de pagamento”, entre outros.

Estes temas de educação financeira são apresentados em histórias que reflectem situações do dia-a-dia da família Moedas, apoiadas por um conjunto de actividades, que reforçam os conhecimentos financeiros dos alunos e contribuem para a adopção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

O Caderno de Educação Financeira para o 1.º ciclo foi desenvolvido no âmbito de um Protocolo de cooperação para a preparação de materiais didático-pedagógicos de apoio ao Referencial de Educação Financeira” assinado em Dezembro de 2014 pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal), pelo Ministério da Educação e Ciência e por quatro associações do setor financeiro (APB – Associação Portuguesa de Bancos; APS – Associação Portuguesa de Seguradores; APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado).

Estes primeiros materiais preparados para o primeiro ciclo do ensino básico serão testados já este ano lectivo de 2015/2016, numa experiência-piloto feita em 50 escolas representativas do universo educativo.