15 de Junho, 2016

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) fez chegar à Comissão Europeia, no passado mês de Maio, a sua posição sobre a proposta por esta apresentada para a criação de um Sistema de Garantia de Depósitos Europeu (EDIS – European Deposit Insurance Scheme).

No documento, a APB manifesta a sua concordância, em termos gerais, com a proposta da Comissão Europeia, defendendo que sejam respeitados o calendário e a abordagem faseada de migração para um sistema de garantia de depósitos plenamente mutualizado em 2024 propostos pela Comissão.

A APB revê-se igualmente na necessidade, defendida na proposta da Comissão Europeia, de serem adotadas medidas tendentes à redução de risco e ao reforço da harmonização do enquadramento legal no seio da União Bancária.

A Associação sublinha, no entanto, que a adoção de tais medidas deverá ocorrer em paralelo com o processo de migração faseada para um sistema comum de garantia de depósitos previsto pela Comissão, evitando-se, dessa forma, atrasos desnecessários no avanço do terceiro pilar da União Bancária.

Consulte também a posição integral da APB: Portuguese Banking Association Position on the European Commission Proposal for a European Deposit Insurance Scheme