19 de Dezembro, 2019

No passado dia 9 de dezembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP25), realizada em Madrid, a Federação Bancária Europeia apresentou o relatório Encouraging and Rewarding Sustainability, com recomendações do setor bancário europeu sobre como promover o financiamento sustentável e alcançar as metas expressas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

O Financiamento Sustentável pode ser descrito como o financiamento de investimentos tendo por base considerações ambientais, sociais e de governação (ESG, na sigla em inglês). Este conceito incorpora uma componente de financiamento, destinado a combater as alterações climáticas e o aquecimento global, e uma componente de consciencialização e transparência sobre os riscos para o sistema financeiro e para a economia como um todo, bem como a necessidade de adoção de modelos de governação adequados para gerir e mitigar os riscos ESG.