23 de Janeiro, 2012

A conferência da Associação Portuguesa de Bancos, Systemic Risk: Too-Important-Too-Ignore, realiza-se no dia 3 de Fevereiro de 2012.

Irá decorrer entre as 08.30 horas e as 13.00 horas, abordará o conceito de risco sistémico no sistema financeiro e servirá para discutir as políticas que estão previstas para lidar com este problema.A escolha do tema para a conferência deste ano prende-se com a crescente atenção que a temática tem merecido no contexto da reforma do sistema financeiro em curso. Termos como supervisão macroprudencial, SIFI (Systemically Important Financial Institution) ou Too-big-to-fail entraram já no vocabulário corrente de quem está ligado ao mundo financeiro. E a constituição do Comité Europeu do Risco Sistémico, em Janeiro de 2011 representa, no espaço europeu, uma iniciativa da reforma financeira já concretizada para corresponder a este desafio.

Uma vez que o risco sistémico se pode propagar ao sistema financeiro como um todo, seria imprudente considerar que o risco sistémico só necessita de ser debatido nas grandes economias. A presente crise da dívida soberana na área do euro constitui um exemplo bastante atual que mostra que também é da maior relevância para países de menor dimensão como Portugal.

A conferência encontra-se dividida em dois painéis. O primeiro painel, Systemic Risk in the Financial System, tem como finalidade apresentar o enquadramento conceptual do risco sistémico (origens, mecanismos de transmissão, implicações etc.). O segundo painel, Policy Options to Mitigate Systemic Risk, constitui o seguimento natural, na medida em que será o palco para a avaliação e discussão das iniciativas concretizadas e previstas para mitigar os efeitos que advêm do risco sistémico.

A conferência contará com a participação de S.E. o Ministro de Estado e das Finanças, do Governador do Banco de Portugal e do Presidente da Associação Portuguesa de Bancos, nas sessões de abertura e de encerramento, e conta com a participação de destacados especialistas nacionais e internacionais como intervenientes.

A conferência da Associação Portuguesa de Bancos terá lugar no BES Arte & Finança - Praça Marquês de Pombal, nº 3, em Lisboa, e conta com o patrocínio do Banco Espírito Santo e os apoios da Caixa Geral de Depósitos e do Deutsche Bank. A conferência decorrerá integralmente em inglês, sem interpretação simultânea.

Ver Documentação – Conferência