8 de Março, 2016

Os bancos já estão preparados para responder às mais recentes recomendações da Autoridade Bancária Europeia (European Banking Authority - EBA) para uma segurança reforçada nos pagamentos na Internet.

Uma das principais alterações passa pela introdução de requisitos de autenticação forte nos pagamentos com cartão, em que é pedida informação adicional que só o seu titular conhece. Estas ‘credenciais de autenticação’ - destinadas a validar a transação em curso por parte do detentor do cartão – podem, consoante o banco, surgir sob a forma de uma password, um cartão virtual, um código dinâmico definido através de cartões matriz ou o envio de códigos por SMS, entre outras possibilidades.

O objetivo é garantir uma maior proteção para quem realiza compras na Internet, tornando mais difícil o uso fraudulento dos cartões por parte de terceiros.

Métodos de pagamento seguro como o '3-D Secure', o MB NET e o MB WAY estão entre as ferramentas de segurança existentes. Para mais detalhes e procedimentos de adesão relativamente às diferentes soluções possíveis para compras online, consulte o seu banco. Poderá ainda visitar o site comprasonlineseguras.pt para mais informações sobre o tema.

A APB lembra que a utilização de um cartão para comprar na Internet deve sempre ser feita com recurso a um método de pagamento seguro. No site da Associação Portuguesa de Bancos (APB), em Segurança Online, encontrará também informação complementar sobre os cuidados a ter no acesso ao seu banco e na realização de transações online.