10 de Novembro, 2014

Empreendedorismo e Educação Financeira – Évora foi a cidade escolhida para o evento que contou também com a participação da Associação Portuguesa de Bancos, uma das entidades parceiras do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

Este ano o Dia da Formação Financeira e também Dia Mundial da Poupança, promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, deu especial atenção à formação financeira no apoio ao empreendedorismo.

Na conferência, que decorreu de manhã, foram apresentadas diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo desenvolvidas por alunos do ensino básico, secundário, universitário e profissional do Distrito de Évora.

Actividades APB  em Évora

Fazer Acontecer – Ideias – Com Valor - foi com esta assinatura que a APB respondeu ao desafio lançado pelo PNFF para as comemorações deste dia que, este ano, foi dedicado à importância da Formação Financeira no apoio ao Empreendedorismo, e desenvolveu e promoveu uma série de actividades que tiveram grande adesão por parte dos  participantes.

As actividades desenvolvidas pela APB, no âmbito do  Plano de Educação Financeira da Banca “Boas Práticas, Boas Contas”, pretenderam  de uma forma simples e lúdica promover a educação financeira junto dos mais jovens.

Esta  acção contou com a colaboração dos alunos do Curso de Técnicas e Operações Bancárias do Instituto de Formação Bancária (IFB) - a maioria deles futuros empregados da banca -  que animaram o espaço promovendo a participação de todos os visitantes.

Em jeito de balanço: foram preenchidos cerca de meia centena de questionários relativos ao Passatempo Peddy Paper “À volta da Educação Financeira”, cujo preenchimento implicava a consulta do site www.bpbc.pt. Cerca de 60 participantes, afixaram num placard para o efeito uma frase com a sua dica de poupança. Algumas dezenas de visitantes realizaram o Quiz  - “Teste aqui a sua cultura financeira”. O rastreio financeiro, que permitia conhecer o “Perfil de Poupança” dos participantes, foi aplicado a cerca de 40 alunos.

Imagens Dia Mundial da Poupança/Dia da Formação Financeira ver»



Ficam alguns excertos dos depoimentos dos alunos do IFB que animaram com empenho este evento:

Gostei muito pois pudemos esclarecer as pessoas relativamente a questões financeiras. Pelo nosso espaço passaram alunos do primeiro ciclo, do ensino secundário, bem como professores. Com eles realizámos diversas actividades, como testar o nível de conhecimentos das pessoas no que respeita à sua literacia financeira, testes de poupança entre outros.
Yara Lafayette

Foi para mim uma experiência bastante enriquecedora, pois para além de ser um desafio, conseguimos responder às dúvidas que nos eram colocadas. Foi uma surpresa ver o interesse, sobretudo dos mais jovens, em aprender mais sobre o mundo financeiro!
Na minha opinião, foi um dia muito bem conseguido para todos os participantes pois, para além de terem aprendido mais sobre a área financeira, aprenderam de uma forma dinâmica e divertida.
Bernardo Pinho

Foi incrível a forma como os jovens aderiram e as dúvidas que colocaram pois demonstrava que já tinham alguma cultura financeira, o que é, de facto, muito bom.
As actividades que tiveram mais interesse para os jovens foram o quiz que possibilitou visualizar quais as dúvidas existentes e o esclarecimento das mesmas; outra actividade foi as dicas de poupança, pois possibilitou que, tanto os jovens, como alguns adultos pensassem sobre diferentes formas de poupar - e assim ajudar a perceber o quanto é importante poupar.
Bárbara Fortes

Penso que foi não só possível captar a atenção dos jovens para a área financeira, como também dar-lhes conhecimentos básicos e importantes.
Foi um dia que provou que esta área é interessante mas, ao mesmo tempo, pode ser divertida para os jovens.
Vera Rosa

Foi muito interessante porque eu e os meus colegas pudemos partilhar um pouco do nosso conhecimento financeiro com jovens mais novos de uma forma bastante divertida e interessante.
Ao longo do dia não pude deixar de reparar que a maioria tinha uma noção básica de alguns temas.
Jéssica Soares

A meu ver, o dia foi um sucesso. Foram facultados aos jovens informações sobre a área financeira, informações essas que os podem ajudar a gerir os seus ganhos e, ao mesmo tempo, a saber aplicá-los.
A iniciativa não pode ficar por aqui, devemos divulgar mais a importância da literacia financeira e ir ao encontro dos jovens, realizando workshops nas Escolas e divulgar noutros meios de comunicação (por exemplo – facebook).
Maycon Medeiros

Gabinete de Comunicação e Imagem