25 de Outubro, 2013

Subordinado ao tema - “A formação financeira está nas escolas. Não fique de fora.”

A APB enquanto entidade parceira do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) vai estar presente nas comemorações do Dia da Formação Financeira que este ano decorrem na Escola Filipe de Vilhena, no Porto.

O Dia da Formação Financeira é uma ocasião em que as entidades parceiras que fazem parte do PNFF se juntam para sensibilizar a população para a importância da educação financeira.  Este ano, as comemorações vão centrar-se na formação financeira em espaço escolar, e as iniciativas terão como centro a Escola Secundária Filipa de Vilhena, na cidade do Porto.

A sessão com os membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que decorrerá na Escola Filipa de Vilhena, pode ser acompanhada em directo - utilizando os seguintes códigos de acesso: user - PT e password - BP31102013.

Programa – Dia da Formação Financeira 2013

De salientar que a APB, para além de participar em todas as iniciativas do PNFF, lançou recentemente o site “Boas Práticas, Boas Contas” (BPBC) - o primeiro projecto conjunto de Educação Financeira do sector bancário. Este site, dedicado ao público em geral, utiliza a ilustração e uma linguagem simples e clara para facultar informação útil sobre os serviços da Banca. A informação disponibilizada baseia-se em casos práticos, exemplificativos e realistas, que se assemelham a situações da vida real de muitas famílias.

Actividades APB – Escola Filipa Vilhena

- Balcão Piloto

Um balcão com software próprio para fazer as simulações, que proporcionará aos visitantes e alunos da escola a possibilidade de procederem à abertura e movimentação de uma conta bancária. Esta iniciativa será dinamizada por alunos da Formação em Alternância, do Instituto de Formação Bancária (IFB), do Porto.

• Serão distribuídas ”notas” de Euro, utilizadas na formação, para os “clientes” poderem proceder à abertura de conta bancária, realizar depósitos, constituírem poupanças.
  • Os alunos e formadores do (IFB) esclarecerão as dúvidas dos “clientes” quanto a questões bancárias do dia-a-dia - utilização de cartões, condições de acesso a crédito, produtos de poupança, etc.

- Stand APB

• QUIZZ - touch screen - com questões e respostas sobre os serviços e produtos da banca, que permitirá aos visitantes “medir” a sua cultura financeira.
  • Site BOAS PRÁTICAS, BOAS CONTAS – com base em casos práticos e recorrendo à  ilustração e a uma linguagem simples e clara sobre os serviços da Banca e onde os jovens, também, encontram -  www.bpbc.pt  - informação que lhes é dirigida.
  • Desenvolvimento de um pequeno Passatempo sobre Educação Financeira  que propõe, de forma lúdica, o contacto com temas e conceitos ligados à actividade bancária e financeira e que incentiva a procura de informação nos sites de Educação Financeira “Boas Práticas, Boas Contas” e “Todos contam”.

Gabinete de Comunicação e Imagem