22 de Outubro, 2014

Subordinado ao tema - “Empreendedorismo e Educação Financeira”
Comemorações no Palácio D. Manuel, em Évora entre as 9 e as 18h.

As comemorações deste ano dão especial atenção à formação financeira no apoio ao empreendedorismo e envolvem alunos do ensino básico, secundário, universitário e profissional de Évora.

O Dia da Formação Financeira é uma ocasião em que as entidades parceiras do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) se juntam para sensibilizar a população para a importância da Educação Financeira. A data escolhida para a realização do evento coincide com o Dia Mundial da Poupança, que se assinala a 31 de Outubro.

A APB participa nesta comemoração com um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar os jovens e a população em geral para a importância da educação financeira.

Actividades da APB  – Palácio D. Manuel - Évora

Balcão Piloto

Um balcão piloto dinamizado por alunos da Formação em Alternância, do Instituto de Formação Bancária (IFB), de Lisboa.

• Os alunos do IFB esclarecerão as dúvidas dos “clientes” quanto a questões bancárias do dia-a-dia - utilização de cartões, condições de acesso a crédito, produtos de poupança, etc.

Stand APB

• QUIZ - touch screen - que permitirá aos visitantes “medir” a sua cultura financeira.
  • Site Boas Práticas, Boas Contas – com base em casos práticos e através de uma linguagem simples e clara sobre os serviços da Banca e onde os jovens podem também encontrar -  www.bpbc.pt  - informação que lhes é dirigida.
  • Desenvolvimento de um pequeno Passatempo sobre Educação Financeira  que propõe, de forma lúdica, o contacto com temas e conceitos ligados à actividade bancária e financeira e que incentiva a procura de informação nos sites de Educação Financeira “Boas Práticas, Boas Contas” e “Todos Contam”.
  • Parede da Poupança – Onde os participantes podem deixar num “post-it” a suas ideias sobre a poupança
  • Rastreio financeiro – teste que permite conhecer o perfil de poupança dos participantes.

Vídeo de apresentação - Dia da Formação Financeira 2014

Imagens Dia Mundial da Poupança/Dia da Formação Financeira ver»

Tutorial Boas Práticas, Boas Contas