2 de Outubro, 2015

Acaba de sair a inforBANCA de Outono. O presidente executivo do Banco BIC Português, Luís Mira Amaral, é capa desta edição. 

Numa entrevista concedida à inforBANCA, o responsável do BIC em Portugal recorda que "é preciso ter na banca pessoas que, além da sua competência técnica, tenham uma ética e um comportamento absolutamente à prova de bala". Luís Mira Amaral afirma, por outro lado, que "teremos dentro de dois anos um modelo muito diferente e muito mais exigente de gestão dos bancos portugueses".


Também nesta edição, Cristina Casalinho, economista e presidente do IGCP, analisa o actual momento da economia portuguesa, com uma extensa reflexão sobre o rescaldo do pedido de ajuda externa feito por Portugal e o comportamento dos diferentes agentes económicos. "Muito trabalho aguarda a economia portuguesa para assegurar o sucesso da mudança estrutural de modelo de crescimento. Por enquanto não se pode afirmar que, desta vez, é diferente", conclui no seu artigo.


O advogado e especialista em direito fiscal Nuno Sampayo Ribeiro escreve sobre 'Tributação, Risco e Supervisão', onde refere, por exemplo, que "estamos a assistir a uma viragem na história da humanidade, importando compreender que a alvorada do imposto como fonte de risco legal e reputacional (...) introduziu consequências da maior importância ao nível da sua função enquanto instrumento de governo".


Nesta edição de Outubro a Dezembro de 2015 da revista inforBANCA pode ainda ler Maria João Lima e Paula Diogo, Técnicas do Departamento Pedagógico, Técnico e de Novos Produtos do IFB, sobre a importância das competências emocionais, a par das técnicas. Ricardo Brito Barros, docente universitário, fala da actual "mudança de paradigma das estratégias de formação numa sociedade global e interdependente".

Consulte a edição completa aqui