20 de Maio, 2016

Já saiu mais um número da inforBANCA, publicação do Instituto de Formação Bancária (IFB) que tem por objetivo reunir artigos de especialistas que possam contribuir para a discussão de temas atuais e de interesse para o sector bancário.

Nesta primeira edição disponível só em versão online e dispositivos móveis, o presidente da Federação Bancária Europeia, Wim Mijs, escreve sobre a European Money Week, lembrando que “a literacia financeira é um fator essencial para podermos repor e manter a confiança no sistema financeiro”. O advogado e especialista em direito fiscal Nuno Sampayo Ribeiro analisa, num artigo intitulado ‘Reputação ou Lucro?’, a importância de uma cultura organizacional e de modelos de governance que saibam valorizar o controlo interno.

Carlos Silva António, manager da Accenture Portugal, reflete sobre o tema das imparidades e os impactos que resultarão da adoção do IFRS9. O gestor de cross-selling da CGD, Miguel Matias, escreve sobre o crowdfunding, questionando até que ponto se trata de uma ameaça ou de uma oportunidade para os bancos.

A independência de funções entre quem origina e gere risco e quem o controla e audita nas instituições financeiras é o tema do artigo de Carlos Pais Jorge, consultor que possui um longo percurso na administração e direção de bancos. Num artigo de opinião intitulado ‘Dinheiro, Prestígio ou Propósito?’, José Bancaleiro, managing partner da Stanton Chase, fala das diferentes relações que as pessoas podem ter com o trabalho e a forma como o valorizam.

Para ler o nº 107 da inforBANCA visite o site do Instituto de Formação Bancária ou consulte aqui, em pdf.

Para acessos através de dispositivos móveis basta descarregar a Aplicação no seu Tablet ou Smartphone Android ou iOS.

Pode também aceder através do link: http://inforbanca.mobi-shout.com.