29 de Abril, 2011

A Associação Portuguesa de Bancos, com algum dos seus Associados e com o Instituto de Formação Bancária são um dos parceiros da Entrajuda, no Programa “DAR A VOLTA”.

Este Programa pretende dar a conhecer às instituições de Solidariedade Social, e aos técnicos que com elas colaboram, instrumentos financeiros e de gestão doméstica que lhes permitam dar um apoio mais efectivo às famílias carenciadas. O objectivo é ajudar as famílias em situações de desemprego e carência a “dar a volta à vida”, permitindo-lhe ultrapassar, por exemplo, situações de desemprego através do recurso ao microcrédito para criação do seu próprio negócio/emprego e, sobretudo, ajudá-las a cortar com os ciclos de pobreza por via da actividade profissional.

Contribuir para uma melhor cultura financeira dos portugueses é um dos objectivos da Associação Portuguesa de Bancos que, em conjunto com o Instituto de Formação Bancária, tem vindo a assumir um papel mais interventivo neste âmbito. A parceria agora estabelecida com a Entrajuda é uma dessas iniciativas e engloba a preparação e o desenvolvimento de acções de formação sobre microcrédito, dirigidas aos técnicos que trabalham voluntariamente nas IPSS apoiadas pela Entrajuda.

Estas acções de formação, que fazem parte das Jornadas e Workshops do Programa “Dar a Volta”, irão decorrer, numa 1ª fase, em cinco capitais de distrito (Lisboa, Faro, Viseu, Portalegre e Porto) e são ministradas por profissionais de vários bancos associados da APB - Barclays, Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp, Montepio e Santander Totta.

O Programa “DAR A VOLTA” é promovido e organizado pela ENTRAJUDA, em parceria com a Associação Portuguesa de Bancos e a Universidade Católica do Porto e com o apoio da Hotelshop, contando, ainda, com a colaboração de Parceiros locais – autarquias, universidades, etc. – em cada uma das Capitais de Distrito.