11 de Dezembro, 2020

Pelo quarto ano consecutivo, a Associação Portuguesa de Bancos promove mais uma edição do European Money Quiz (EMQ), uma competição criada a nível europeu, pela Federação Bancária Europeia (EBF), que visa testar os conhecimentos de literacia financeira dos alunos entre os 13 e os 15 anos.

quiz é aberto a todas as escolas do país, com alunos entre o 7º e 9º ano de escolaridade. Para participar deverão enviar um email, até ao dia 18 de dezembro, para educacaofinanceira@apb.pt com o nome da escola, contacto do professor responsável e número de alunos a inscrever.

Durante o mês de fevereiro decorrerão as competições intra-escolas. Os dois melhores alunos de cada escola marcarão presença na final nacional, que terá lugar em março. Os vencedores a nível nacional irão depois competir com os finalistas de outros países na final europeia, que se realiza em abril. Os alunos que obtiverem a melhor pontuação na final nacional ganham um prémio para a escola e a oportunidade de concorrer com os melhores a nível europeu.

Durante o quiz, que é jogado online através da plataforma Kahoot, os participantes terão que responder a 20 perguntas sobre temas como risco, inflação, meios de pagamento, segurança online, entre outros.

A edição de 2020 do EMQ foi jogada por mais de 2.000 alunos, de 48 escolas a nível nacional. O Agrupamento de Escolas da Sertã e o Agrupamento de Escolas João Villaret foram os grandes vencedores.

European Money Quiz foi criado pela Federação Bancária Europeia, que integra as associações de bancos da Europa - entre elas a Associação Portuguesa de Bancos - com o objetivo de fomentar a educação financeira junto dos mais jovens.

Para mais informações consulte o site da APB ou da EBF.