12 de Abril, 2023

Divulgado no passado dia 3 de abril, no âmbito da reunião da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), este relatório inclui as atividades de literacia financeira que foram realizadas pelos 33 parceiros do PNFF, onde se inclui também a APB, ao longo do ano de 2022.

Durante a reunião, que além de servir para fazer um balanço, permitiu também antecipar o Plano de Atividades para este ano, a generalidade dos parceiros destacou o trabalho desenvolvido pelo PNFF em contexto escolar, tendo sido recordado que os programas da disciplina de matemática passaram a integrar conceitos de literacia financeira. Foi também considerada muito relevante a formação financeira de empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Muitos parceiros salientaram a importância de o PNFF ganhar escala e capilaridade social e regional, em particular através da formação de entidades que, localmente, dão apoio aos cidadãos, como as autarquias, as bibliotecas públicas e as bibliotecas escolares. Propuseram ainda o reforço da integração e da formação financeira de migrantes e de outros grupos vulneráveis, como as famílias de baixo rendimento e os seniores, bem como a criação de conteúdos de formação financeira para pessoas com necessidades especiais.

Diversos parceiros realçaram a urgência da formação financeira digital, tendo em vista prevenir a fraude online e o cibercrime. Neste contexto, recordaram a necessidade de serem realizadas campanhas de sensibilização nos canais de comunicação tradicionais para chegar à população que não tem acesso aos canais digitais.

Foi ainda sublinhada a importância de continuar a avaliar as necessidades de formação da população, assim como o impacto das iniciativas de formação financeira.