16 de Julho, 2021

Já se encontra disponível, no site da APB, a Síntese de Indicadores do Setor Bancário, relativa ao 1º trimestre de 2021 e que tem por base os dados divulgados pelo Banco de Portugal.

Durante os primeiros três meses do ano, manteve-se a trajetória de crescimento do crédito a empresas que, relativamente à atividade doméstica, registou um aumento de 1,1% face a dezembro de 2020. Do lado do passivo, os depósitos de clientes atingiram os 285,9 mil milhões euros, o que representa um aumento de 2,1% relativamente ao valor verificado no final do ano anterior.

Neste trimestre, o setor bancário nacional registou um resultado líquido de 424 milhões de euros, apesar do pior desempenho da atividade recorrente, com a margem financeira a cair 3,5% e as comissões líquidas a descerem 2,2% em termos homólogos.

A melhoria da rentabilidade dos bancos é explicada essencialmente pela menor necessidade de constituição de imparidades e pela melhoria dos resultados com operações financeiras. Ainda assim, a rentabilidade permanece abaixo do custo de capital, persistindo como um dos principais desafios no desempenho do setor.