1 de Janeiro, 2013

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) publica hoje a Síntese Informativa relativa ao 1º Semestre de 2012. Neste documento são analisados os dados de 33 das 36 instituições financeiras que a APB representa e foi elaborado com base na informação reportada a 30 de Junho de 2012. Os valores obtidos resultam da agregação dos valores de balanço e da demonstração dos resultados individuais de cada uma delas.

Síntese Informativa

No primeiro semestre de 2012, a actividade bancária das instituições financeiras associadas foi afectada em larga escala pelo agravamento dos contextos económico e político, tanto em Portugal como na área do Euro.

Não obstante a necessidade de reforço das imparidades para crédito (+1.259 milhões de euros do que no 1º semestre de 2011) e para activos financeiros (+98 milhões de euros do que no período homólogo) e a consequente diminuição da rentabilidade das instituições financeiras associadas, o primeiro semestre de 2012, foi, no entanto, marcado pelos seguintes aspectos positivos:

- Aumento do rácio de capital core Tier 1 agregado para 11,4% (face a 9,5% no final de 2011), cumprindo os requisitos impostos pela EBA e pelo Banco de Portugal;

- Redução do rácio de transformação de 139% em 31 de Dezembro de 2011 para 137,7% no final do primeiro semestre de 2012;

- Evolução positiva do cost-to-income de 12 pontos percentuais em relação ao primeiro semestre de 2011.