23 de Fevereiro, 2011

O Banco de Portugal, no âmbito das suas atribuições e competências, tem vindo a acompanhar com especial cuidado o novo enquadramento legislativo dos mercados bancários de retalho, introduzindo a regulamentação necessária e em prol do seu completo entendimento pelos agentes.

Embora a resposta à crise financeira se tenha sobretudo centrado nas questões prudenciais, é verdade que também as regras comportamentais se tornaram, neste contexto, de importância crescente, impulsionadas não só pelas autoridades nacionais como pelas instâncias internacionais, como a União Europeia e a OCDE.

Os mercados bancários de retalho tornaram-se, em todo o mundo, cada vez mais exigentes e complexos e, em consequência, muitos clientes deixaram de ser capazes de perceber todas as características dos produtos que adquirem e, até, de avaliar os riscos que, muitas vezes inadvertidamente, são levados a assumir.

Como resposta à nova situação verificaram-se alterações significativas nos normativos legais que regem os mercados bancários de retalho, nomeadamente no que se refere aos depósitos bancários, ao crédito à habitação e ao consumo e, ainda, à publicidade sobre os produtos bancários em geral.

Com este Seminário, o Instituto de Formação Bancária, em parceria com o Banco de Portugal, tem em vista proporcionar às instituições de crédito um ambiente de participação e de diálogo em que sejam discutidas as temáticas acima referidas.

Normas Comportamentais na Banca de Retalho

Objectivos

O principal objectivo deste Seminário é analisar e discutir os aspectos mais relevantes do enquadramento legislativo e regulamentar de um conjunto de temáticas no âmbito dos produtos bancários de retalho, nomeadamente:

  • A razão de ser das novas normas e regulamentos;
  • A aplicação prática das mesmas e o seu impacto nas instituições de crédito e nos clientes;
  • A supervisão e o acompanhamento da execução das normas;
  • Balanço e possíveis desenvolvimentos futuros.


Destinatários

Este Seminário destina-se a quadros das instituições de crédito que tenham responsabilidades directas ou indirectas ao nível das temáticas em análise e da sua aplicação no desenvolvimento do negócio, nomeadamente:

  • Administradores
  • Directores e outros Quadros das seguintes áreas:
  • Compliance
  • Auditoria
  • Risco
  • Jurídica
  • Corporate
  • Crédito
  • Qualidade
  • Comercial

 

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