27 de Outubro, 2023

Numa iniciativa inédita a nível nacional, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) e os principais bancos a operar em Portugal vão andar nas escolas de Norte a Sul do país a promover a literacia financeira.

Ao longo do ano letivo, mais de 40 colaboradores dos bancos associados vão trocar o banco pela escola e dar aulas de literacia financeira a 3.800 alunos do 3º ciclo e ensino secundário, procurando contribuir para um melhor planeamento e gestão financeira do seu dia-a-dia.

A partir da próxima segunda-feira e até junho, vamos juntar alunos e professores “No Banco da Minha Escola” e ajudá-los a conhecer e compreender temas como o planeamento e gestão do orçamento, os produtos e serviços bancários que existem ou os comportamentos a adotar na prevenção de fraudes online.

Para Vítor Bento, Presidente da APB, "Saber de Contas - isto é, dispor dos conhecimentos práticos necessários para lidar com o dinheiro no dia a dia de cada um - é hoje um saber básico tão importante para a vida social como o ler, escrever e contar. E como estes é um saber que tem que começar cedo na Escola e ser nela generalizado. É, pois, com essa ideia em mente que a APB promove esta iniciativa junto das escolas e dos seus alunos".

Nesta 1ª edição de “No Banco da Minha Escola” serão abordados três temas:

1º período - Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar: compreender o que é um rendimento e uma despesa, como se faz um orçamento e como se gere um saldo orçamental.

2º Período – Sistema Financeiro - Produtos e Serviços Bancários: aprofundar o funcionamento do sistema financeiro e conhecer alguns produtos bancários essenciais, como o crédito, depósitos, meios de pagamento e seguros.

3º PeríodoSegurança Online: identificar os diferentes tipos de fraude online e adotar os comportamentos mais adequados e seguros para os prevenir.

A concretização deste projeto só é possível graças ao apoio dos bancos que integram o Grupo de Trabalho de Educação Financeira da APB e dos respetivos voluntários que vão promover cerca de 200 sessões de literacia financeira em mais de 50 escolas a nível nacional. O empenho e disponibilidade das escolas e dos professores, que já trabalham com a APB nestas iniciativas, tem sido também fundamental”, refere Rita Machado, responsável pelo Projeto de Educação Financeira da APB.

Esta iniciativa segue as orientações programáticas do Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Educação Financeira (PNFF), do qual a APB é membro e é lançada precisamente no dia 30 de Outubro, como forma de assinalar o inicio da Semana da Formação Financeira.

Ao longo da sua existência, o projeto de Educação Financeira da APB tem procurado fomentar os níveis de literacia financeira da população em geral, com particular foco nos segmentos considerados mais vulneráveis, como os jovens e os seniores. Agora, desafiamos alunos e professores a sentarem-se “No Banco da Minha Escola” e a aprenderem mais sobre o sistema financeiro, através de quem nele trabalha.

Para mais informações, consulte o site da APB ou siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Consulte aqui a lista de escolas participantes.