Agrupamento de Escolas Fernando Namora - Amadora
27 de Outubro, 2022 às 14:20:00

No âmbito da Semana da Formação Financeira, que este ano decorre de 24 a 31 de outubro, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) irá promover um quiz de literacia digital para os alunos do 3º ciclo, do Agrupamento de Escolas Fernando Namora (AEFN), na Amadora, no dia 27 de outubro, a partir das 14h30.

Além de jogarem o jogo, os alunos irão assistir também a uma sessão de esclarecimento sobre tipos de fraude e cuidados a ter online, dinamizada por Vasco Monteiro, consultor da área jurídica e digital da APB.

O objetivo desta iniciativa é sensibilizar os mais jovens para os cuidados a ter quando utilizam a Internet ou redes sociais, fazem compras e pagamentos online ou partilham os seus dados pessoais em resposta a pedidos de terceiros.

“Considerando que Outubro é também o mês europeu da Cibersegurança, acreditamos que esta é uma excelente oportunidade para aliar a promoção da formação financeira e digital numa única iniciativa”, refere Rita Machado, responsável pelo “Saber de Contas”, projeto de Educação Financeira da APB.

A Semana da Formação Financeira é uma iniciativa promovida, anualmente, pelos supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira, entre os quais se encontra a APB, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da formação financeira.

​Ao longo da Semana da Formação Financeira, os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) promovem iniciativas dirigidas a diferentes públicos-alvo, nomeadamente alunos de todas idades, professores e outros formadores, gestores de micro e pequenas empresas, seniores, grupos vulneráveis, jogadores de futebol, psicólogos e população em geral. (programa)

A APB é parceira do Plano Nacional de Formação Financeira desde a sua criação, em 2011, tendo sido constituído um grupo de trabalho interno dedicado a este tema que tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas visando o aumento dos níveis de literacia financeira em Portugal.

“Os jovens foram desde o primeiro momento identificados como segmento alvo prioritário exatamente por considerarmos que uma boa informação/ formação de base nesta matéria poderá contribuir para o posterior desenvolvimento de comportamentos mais informados e responsáveis no tocante à gestão das finanças pessoais” acrescenta Rita Machado.