Matilde Soares e Leandro Fernandes, do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio Cruz Sobral, em Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, foram os grandes vencedores da Final Nacional do European Money Quiz 2022.

Os dois alunos do 1º ano do Curso de Ensino e Formação (CEF) vão agora representar Portugal na final europeia, que terá lugar no dia 10 de maio, e têm esperança de poder ganhar. “Estávamos muito nervosos antes de o concurso começar e principalmente quando vimos que estávamos no pódio e podíamos ser nós os vencedores e representar o nosso país” referem os jovens de 15 anos ainda surpreendidos mas muito felizes por terem conquistado o primeiro lugar da prova. Gostámos muito desta experiência, foi algo pelo qual nunca tínhamos passado.”

É de extrema importância que a literacia financeira seja promovida como conteúdo escolar, pois através de estudos de caso, jogos ou outras metodologias ativas é possível dotar os alunos de ferramentas para a gestão futura das suas vidas adultas. Só assim criaremos uma geração responsável perante temas como o consumo, poupança ou investimento”, afirma Ana Filipa Joaquim, professora responsável pela participação dos alunos nesta competição, reconhecendo que este é o resultado de um trabalho árduo.

Em 2º lugar ficou a Escola Secundária Daniel Sampaio, em Almada, seguida da Escola EB 2,3 Nogueira, em Braga, que ocupou o 3º lugar do pódio.

Na Final Nacional do quiz estiveram em competição 40 escolas e cerca de 100 alunos, apurados de norte a sul do país, que tiveram que responder a 20 perguntas sobre gestão das finanças pessoais, meios de pagamento, matemática, risco e segurança digital. O evento teve lugar no dia 25 de março e foi transmitido em direto através do canal de Youtube da APB.

Para Rita Machado, responsável pelo Projeto de Educação Financeira da APB, participar no European Money Quiz é uma forma lúdica de fomentar os conhecimentos financeiros dos alunos contribuindo para o aumento dos níveis de literacia financeira em Portugal - “Acreditamos que esta aprendizagem deverá iniciar-se o mais cedo possível e poderá ser muito útil para futuras decisões financeiras mais esclarecidas e responsáveis.”

A Matilde e o Leandro vão agora competir com os vencedores de 25 países, na finalíssima europeia, e tentar trazer para Portugal um dos prémios em atribuição: uma viagem a Bruxelas para os 5 primeiros classificados e um prémio em dinheiro para as 3 melhores escolas.

A Final Nacional do EMQ decorreu no âmbito da European e Global Money Week, que este ano se celebrou entre 21 e 25 de março. Em dez anos de existência, a Global Money Week já contou com a participação de cerca de 170 países, 16 mil entidades e 50 milhões de crianças e jovens em toda a Europa.