4 de Fevereiro, 2022

Cerca de 50 escolas e mais de 2.500 alunos, a nível nacional, vão participar na 5ª edição do European Money Quiz, em busca de um lugar no pódio daquela que é a maior competição de literacia financeira da Europa.

Criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), o European Money Quiz é um jogo destinado aos alunos do 3º ciclo, com idades entre os 13 e 15 anos, que visa testar conhecimentos em áreas como dinheiro, risco, inflação, meios de pagamento, segurança online, entre outros.

Em Portugal, as competições intra-escolas arrancam já no próximo dia 7 de fevereiro e, durante duas semanas, dezenas de escolas de norte a sul do país vão jogar a 1ª fase do quiz, através da plataforma online Kahoot.

Os dois melhores alunos de cada escola ficam depois apurados para jogar a Final Nacional, que terá lugar no dia 25 de março. A dupla que conseguir vencer a competição nacional ganha bilhete direto para a Final Europeia onde vão estar os melhores dos melhores de 30 países europeus. Esta finalíssima está marcada para dia 10 de maio e decorrerá online.

Este ano haverá ainda prémios para o top 5 europeu. Os alunos que ficarem nos cinco primeiros lugares da competição ganham uma viagem de dois dias a Bruxelas, a decorrer no mês de junho. As escolas que ficarem nos três lugares do pódio recebem ainda um prémio em dinheiro para investir num projeto de educação financeira.

Desde 2018 que a Federação Bancária Europeia, que integra as associações de bancos da Europa - entre elas a Associação Portuguesa de Bancos – promove o European Money Quiz com o objetivo de fomentar a literacia financeira dos mais jovens. A EBF estima que, desde o seu inicio, o quiz já tenha sido jogado por mais de 700 mil alunos em toda a Europa.

Para mais informações consulte o site da APB ou da EBF.