26 de Fevereiro, 2024

Foi hoje celebrado um Protocolo de Cooperação entre a Associação Portuguesa de Bancos e a ADENE - Agência para a Energia, que prevê a troca de informação relevante para efeitos da prossecução dos objetivos de descarbonização e de transição energética, aplicáveis ao sector dos edifícios em Portugal, entre a ADENE e as Instituições de Crédito aderentes.

A cerimónia contou com a presença do presidente da APB, do presidente da ADENE e de vários representantes das instituições signatárias.

Na sua intervenção inicial, o Presidente da APB agradeceu a disponibilidade manifestada pela ADENE para estabelecer esta forma de cooperação que, deste modo, se enquadra num dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o da formação de “Parcerias para a [sua] Implementação” e que permite melhorar a missão social do sector bancário de estimular e orientar a transição da economia para a sustentabilidade ambiental.

Já Nelson Lage, Presidente da ADENE, salientou que este protocolo é um passo fundamental para promover a eficiência energética e a descarbonização do setor dos edifícios, permitindo aos bancos desenvolver um mercado de financiamento mais verde e mais transparente.

Com este compromisso agora assinado, as instituições financeiras aderentes passarão a ter acesso a informação sobre a eficiência energética dos edificios, o que lhes permitirá avaliar melhor o risco de crédito associado a financiamentos para habitação e outros projetos imobiliários. Por seu lado, as instituições financeiras, comprometem-se a disponibilizar dados agregados à ADENE sobre os créditos imobiliários que concedem para obras de renovação energética.

Este protocolo é de adesão voluntária, estando aberto a todas as instituições de crédito que a ele pretendam aderir, mesmo aquelas que não sejam associadas da APB.