2 de Junho, 2023

No âmbito do seu Projeto de Educação Financeira, a APB criou um programa de formação especificamente destinado a jornalistas que acompanham com regularidade os temas do setor financeiro.

Esta formação decorreu entre os meses de maio e junho, tendo como principal objetivo dotar os jornalistas de um conhecimento mais aprofundado sobre alguns dos temas mais complexos que envolvem o setor bancário.

Ao longo dos seis módulos de formação, os participantes puderam tomar contacto com temas mais transversais de enquadramento, como a politica monetária ou a supervisão europeia, passando pelo modelo de negócio dos bancos e a análise de indicadores financeiros, até aos temas mais atuais, como a banca digital e a sustentabilidade.

Com um percurso ligado aos mercados financeiros, Rui Correia, Vice-Presidente da Financial Markets Association, assegurou os conteúdos da 1ª sessão, onde foi abordado o tema “Moeda e Politica Monetária” - quais as funções de uma moeda, como se mede a moeda, relação com inflação e taxas de juro. Este foi também o formador do 2º módulo, dedicado ao “Papel dos bancos e a sua função na economia”, onde se abordou a intermediação financeira, os serviços bancários e o sistema de pagamentos. A 3ª sessão, dedicada à “Análise de indicadores financeiros” - como saber ler um balanço de um banco, compreender o seu modelo de negócio, capital vs.rentabilidade, ativo vs. passivo -  ficou a cargo de João Senos Gonçalves, que é atualmente consultor e tem uma carreira de 20 anos na banca. No 4º módulo, o tema da “Supervisão Bancária” teve como formador Carlos Rafael Branco, do Banco de Portugal, que abordou as funções do Banco Central Europeu e o modelo de supervisão europeu e nacional. A "Banca Digital" foi o tema central da 5ª sessão, a cargo de Carlos Oliveira Andrade, do Planamento Estratégico da SIBS, que incidiu sobre os novos tipos de serviços bancários digitais e os riscos e oportunidades da banca digital. António Neto da Silva, CEO do Instituto de Formação Bancária (IFB), foi o responsável pelo último módulo da formação, dedicado ao tema da "Governance e Sustentabilidade", onde foram analisados alguns indicadores e metas da agenda da sustentabilidade e o papel que os bancos terão na sua prossecução. 

Esta formação foi frequentada por cerca de 15 jornalistas de diversos meios de comunicação (imprensa, online, rádio e televisão) que acompanham temas relacionados com a área de economia, em particular, o setor bancário e o seu enquadramento regulatório.