25 de Fevereiro, 2022

A Federação Bancária Europeia (EBF) condena fortemente a invasão da Ucrânia pelas forças russas. Os nossos pensamentos estão com o povo ucraniano e todos aqueles que estão a ser afetados. Os bancos europeus vão apoiar as ações iniciadas pelas instituições europeias, e outras entidades, destinadas a aliviar o sofrimento causado por este ataque.

Como parte da comunidade global, os bancos europeus apoiarão e implementarão todas as medidas apropriadas para garantir paz e estabilidade. Reconhecemos o papel fundamental dos bancos na implementação de sanções financeiras. Estas devem ser concebidas com cuidado, considerando o seu potencial impacto nos cidadãos e empresas europeias.

Para ser eficaz, a regulação tem que ser decisiva, clara e autoexplicativa.  Para atingirmos isto, estamos dispostos a encetar um diálogo ativo com os decisores políticos europeus. Este processo vai requer um acompanhamento, monitorização e ajustamento permanentes. Iremos desenvolver todos os esforços para assegurar este importante trabalho.

Como contraparte fiável e representativa do setor bancário junto das instituições europeias, a EBF pretende cumprir em pleno um papel crucial na gestão desta crise.