29 de Março, 2023

Francisco Ferreira Silva e José Miguel Silva, da Escola Básica e Secundária da Sobreira, em Paredes, no distrito do Porto, foram os vencedores nacionais do concurso de literacia financeira - European Money Quiz – que em Portugal é promovido pela Associação Portuguesa de Bancos (APB).

O Francisco está no 8º ano e o José frequenta o 9º ano de escolaridade, ambos na área de ciências. 

"Esta experiência foi muito interessante pois ao mesmo tempo que aprendemos coisas novas, podemos divertir-nos e jogar contra os melhores de todo o país” refere o Francisco, de 13 anos. Já o José, de 15 anos, considera que o European Money Quiz “é um concurso muito interessante e desafiante, informando os alunos sobre o mundo financeiro e preparando-os para a vida adulta.”

A dupla de Paredes vai agora representar Portugal na final Europeia, em Bruxelas, onde esperam uma prova ainda mais desafiante mas também uma viagem lúdica e divertida. “Acho que vai ser uma final muito difícil mas espero vencer e mesmo que não vença, estar a jogar contra os melhores alunos da Europa, já é uma grande vitória” acredita o Francisco, de 13 anos.

Na prova nacional, os alunos tiveram que responder a perguntas sobre inflação, risco, gestão de orçamento, segurança online, entre outros, mas nem tudo foi fácil – o tema dos juros e dos seguros foram aqueles onde tiveram mais dificuldades, confessam.

“A transmissão de noções financeiras essenciais, que os alunos possam interiorizar, são sempre uma mais-valia para a formação de cidadãos ativos e críticos perante a realidade que os rodeia, sobretudo num mundo que regista, com maior frequência, oscilações económicas. Compreender as razões da sua ocorrência e saber como se podem resolver beneficia a tomada de decisões e de comportamentos”, afirma Carlos Matias, Professor de História e Bibliotecário que há 4 anos é responsável por levar o European Money Quiz aos alunos da Escola da Sobreira.

"Acho que este tipo de iniciativas nos pode ajudar muito, principalmente quando formos mais velhos e tivermos que enfrentar problemas como aqueles que são colocados no quiz," diz o Francisco que além de gostar de assuntos que envolvam o espaço, joga no Sobreirense, o clube de futebol da terra. O José, que gosta de jogar xadrez e praticar karaté, defende que estas iniciativas deveriam até começar mais cedo, logo no 2º Ciclo para os alunos estarem ainda melhor preparados.

O Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, em Gondomar, ficou em 2º lugar na competição, seguido do Agrupamento de Escolas Lã e Neve, na Covilhã, que ocupou o 3º lugar do pódio.

Cerca de 40 escolas e 80 alunos apurados, de norte a sul do país, estiveram em competição na Final Nacional do EMQ, que teve lugar no dia 22 de março e foi transmitida em direto através do canal de Youtube da APB.

O Francisco e o José vão agora voar até Bruxelas para a finalíssima europeia, que terá lugar nos dias 15 e 16 de maio, onde irão enfrentar os vencedores de 25 países e tentar trazer para Portugal o titulo de campeões europeus de literacia financeira.

Criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), em 2018, o EMQ é uma competição que pretende pôr à prova os conhecimentos de literacia financeira dos jovens europeus entre os 13 e os 15 anos. Pelo sexto ano consecutivo, a APB, que é membro da EBF, associa-se a esta iniciativa que só em Portugal já colocou mais de 11 mil alunos a jogar o quiz.