30 de Janeiro, 2024

Depois do sucesso do 1º período, os bancos associados da APB fizeram-se novamente à estrada e vão percorrer dezenas de escolas, a nível nacional, para dar aulas de literacia financeira aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário.

Para que servem os bancos? Como funciona um crédito? Qual a diferença entre um depósito à ordem ou um depósito a prazo? São algumas das questões a que os mais de 40 voluntários de bancos procurarão dar resposta ao longo das sessões do 2º período, que arrancaram esta semana e vão durar até ao final de março.

Depois de terem aprofundado, no 1º módulo, o tema do Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar, é agora altura de abordar o funcionamento do sistema bancário e de os alunos ficarem a conhecer os Produtos e Serviços Bancários mais elementares: como o crédito, os depósitos ou os meios de pagamento.

“No Banco da Minha Escola” é uma iniciativa inédita, a nível nacional, que leva colaboradores de 13 instituições bancárias e também da APB até ao banco de 50 escolas* em todo o país, procurando fortalecer os conhecimentos e gestão financeira de mais de 4 mil alunos, do 7º ao 12º ano de escolaridade.

Esta iniciativa está estruturada em três módulos, programados para o conjunto do ano letivo, estando prevista a realização de uma sessão e abordagem de um tema por período. “No Banco da Minha Escola” segue as orientações programáticas do Referencial de Formação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Educação Financeira (PNFF), do qual a APB é membro.

Desde 2011, ano em que foi criado, o projeto de Educação Financeira da APB tem procurado fomentar os níveis de literacia financeira da população em geral, com particular foco nos segmentos considerados mais vulneráveis, como os jovens e os seniores. Agora, desafiamos alunos e professores a sentarem-se “No Banco da Minha Escola” e a aprenderem mais sobre o sistema bancário, através de quem nele trabalha.

Para mais informações, consulte o site da APB ou siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram).

*Consulte aqui a lista das escolas participantes