23 de Outubro, 2020

Cerca de 1.500 pessoas assistiram ao Open Day na Banca 2020, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Bancos em conjunto com os bancos associados e que consiste na promoção de sessões de literacia financeira para pequenos investidores.

Na edição deste ano, marcada pelo atual contexto de pandemia, foram abordados temas como a importância do investimento para a retoma, os diferentes produtos financeiros e as alternativas de investimento disponíveis no mercado de acordo com o perfil de cada investidor.

Participaram nesta iniciativa 11 bancos associados da APB e foram protagonizadas três sessões de esclarecimento sobre o tema “Confiar para Investir”.

Sessão de esclarecimento para clientes bancários

Neste webinar destinado aos pequenos investidores, João Lampreia (Banco BIG), João Marques (Caixa Geral de Depósitos) e José Vareda (Crédito Agrícola) analisaram a evolução recente dos mercados financeiros em contexto de pandemia e as soluções de investimento alternativas às poupanças tradicionais, sem esquecer as obrigações regulamentares a que os intermediários financeiros estão sujeitos.

Esta sessão foi moderada pela jornalista Patricia Abreu, do Jornal de Negócios, e contou com mais de 500 visualizações.

Webinar

Apresentação 

 

Sessão de esclarecimento para alunos do ensino secundário

No dia 7 de Outubro, cerca de 50 alunos do Colégio Vasco da Gama, em Sintra, assistiram a esta sessão que contou com a moderação do jornalista da SIC, Pedro Andersson e com a participação de Lúcia Canário (Banco CTT), Vítor Ramos (Banco Montepio), João Palmela (Millennium BCP) e Rui Constantino (Santander). Os alunos ficaram a conhecer os diferentes tipos de ativos financeiros que existem, o tipo de retorno e risco associado a cada um deles, a importância da diversificação e de poupar por objetivos. No final da sessão, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas com os oradores, nomeadamente, sobre a solução de investimento mais adequada à sua idade.

Esta sessão foi vista online por alunos e escolas de todo o país, tendo atingido mais de 600 visualizações.

Webinar 

Apresentação

Fotografiasver»

 

Sessão de esclarecimento para seniores

Margarida Gonçalves (BPI), José Calheiros (Bankinter), João Paulo Silva (Novo Banco) e Hugo Freitas (Abanca), promoveram uma sessão de esclarecimento destinada aos investidores seniores onde foram abordados os diferentes produtos de investimento disponíveis no mercado, a importância de investir mesmo em períodos de crise, a importância da diversificação e as novas formas que os clientes têm de se relacionar com o seu banco, nomeadamente, através dos canais digitais.

Esta sessão foi moderada pela jornalista da TVI, Alda Martins e foi vista por mais de 400 pessoas.

Webinar

Apresentação

Este foi o terceiro ano consecutivo em que a Associação Portuguesa de Bancos (APB), em conjunto com os bancos associados, promoveu o “Open Day na Banca”. Esta iniciativa insere-se no âmbito das comemorações da Semana Mundial do Investidor, que em Portugal é organizada pela CMVM e que visa promover a literacia financeira e a proteção dos pequenos investidores. Este ano, a Semana Mundial do Investidor decorreu de 5 a 11 de Outubro, com um conjunto vasto de iniciativas que atingiram cerca de 3 mil participantes.