30 de Junho, 2011

Saiu o número de Julho/Setembro da InforBanca. O maior destaque vai para o Fórum sobre Recursos Humanos e Formação na Banca, uma iniciativa que contou com cerca de 80 quadros dos bancos associados da APB, que reflectiram sobre os desafios que se colocam à gestão de pessoas e à formação centrada nessas mesmas pessoas, em que a gestão de talentos, o coaching e a auto-formação assumem um papel basilar.

O Presidente da APB – António de Sousa destacou o “papel integrador” que o IFB deve desempenhar no desenvolvimento das capacidades dos colaboradores da banca, numa fase em que a orientação para o cliente é fundamental.

Destaque também para as palavras de Rui Semedo, Presidente do Banco Popular Portugal, numa intervenção em que fala sobre os desafios da banca, sublinhando a importância da contenção de custos e eficiência para a gestão bancária e de uma sólida relação com o cliente. De destacar, também, os artigos de Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego e Teresa Esteves Pereira que recomendam “liderar positivamente” e salientam a importância das palavras: confiança, esperança e optimismo.

A revista dá ainda relevo ao ISGB que viu aprovados, pelo Ministério da tutela, os novos estatutos o que, nas palavras de Luís Vilhena da Cunha, pode ser um factor de modernização, no ano em que o Instituto comemora 20 anos.

Outros artigos em destaque: “O Caso do ActivoBank”, “O Poder do Marketing na Decisão” e a análise sobre “O Programa de Ajustamento – O Sector Bancário Português”.