Entre o dia 2 e 10 de Outubro, por ocasião da Semana Mundial do Investidor, a APB levou cerca de 200 alunos do ensino secundário ao Open Day na Banca, permitindo-lhes entrar diretamente no balcão de um banco e conhecer a realidade da atividade bancária dos dias de hoje, fortemente marcada pela digitalização, e como ela se distingue da banca tradicional.

Primeiro, em Lisboa, e depois em Pombal, demos a conhecer àqueles que serão os clientes bancários do futuro alguns dos produtos e soluções mais inovadores que os bancos oferecem atualmente e como o setor bancário tem contribuido para melhorar e facilitar o dia-a-dia das pessoas, seja ao nivel dos pagamentos, transferências, acesso às contas bancárias, entre outros.

No dia 2 de outubro, os alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa, e os alunos do Agrupamento de Escolas de Sampaio, de Sesimbra, tiveram oportunidade de visitar o espaço All-in-One do BPI, em Lisboa, e experimentar o balcão do metaverso, depositar moedas num ATM, usar simuladores de seguros, poupança e investimento e ainda conhecer as facilidades que hoje existem para os jovens que querem ter uma conta bancária ou gerir o seu orçamento apenas com uma aplicação de telemóvel.

À tarde, foi a vez dos alunos do 10º ano de Economia, do Externato Maristas, visitarem o balcão do Banco Montepio, em Lisboa, e ficarem a conhecer as diferenças entre as soluções e produtos bancários do presente face àqueles que existiam no passado. Muitos destes alunos nunca tinham visto a tradicional caderneta ou nunca utilizaram um cheque como meio de pagamento. Francisco Pessanha, Responsável pela área de Experiência de Cliente e Canais do Banco Montepio, explicou como é que o negócio bancário tem inovado e evoluído nos últimos anos, de modo a permitir que hoje se possa fazer uma transferência em segundos, abrir uma conta ou contratar um crédito com uma simples videochamada.

No dia 10 de Outubro, mais de 100 alunos do ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Pombal, estiveram nas instalações da Caixa de Crédito Agrícola, e puderam ficar a saber mais sobre os desafios da banca digital. João Gante, presidente da Caixa de Crédito Agrícola de Pombal, conduziu esta sessão dando também a conhecer a estes jovens a "Moey" - a primeira aplicação bancária 100% digital, criada por um banco em Portugal. Os alunos de Pombal, que participaram no Open Day, fizeram inclusivamente um artigo para o site da escola a dar conta desta iniciativa.

A Associação Portuguesa de Bancos agradece a a colaboração de todos os bancos envolvidos nesta iniciativa, assim como, a todos os professores e alunos por terem tornado possível a realização de mais uma edição do Open Day na Banca, desta vez dedicada à banca digital.

O Open Day na Banca é promovido há 7 anos pela APB, no âmbito da World Investor Week, uma iniciativa global da IOSCO que pretende alertar para a importância da educação financeira e da proteção do investidor. Em Portugal, a Semana Mundial do Investidor (WIW) é promovida pela CMVM em conjunto com os parceiros do setor financeiro e económico. Este ano, a semana foi dedicada ao tema "Poupar para o Futuro, Investir com Inovação", tendo sido realizadas iniciativas sobre princípios básicos de investimento, poupança e inovação financeira, confiança dos investidores, ética, entre outros.