Pelo terceiro ano consecutivo, a APB promoveu o European Money Quiz (EMQ), uma competição criada a nível europeu, pela Federação Bancária Europeia (EBF), para testar os conhecimentos de literacia financeira de alunos entre os 13 e os 15 anos.

A iniciativa, que foi aberta a todas as escolas do país, contou com a participação de 50 escolas e mais de 2 mil alunos que jogaram o quiz através da aplicação Kahoot!

Davide Casimiro, do Agrupamento de Escolas da Sertã e Rodrigo Medina, do Agrupamento de Escolas João Villaret, em Loures, foram os grandes vencedores da Final Nacional desta edição, que se realizou entre 18 e 22 de maio.

"O que me motivou neste concurso foi o tema financeiro que não é muito abordado nas escolas, mas é um tema muito importante para os dias de hoje. Há muitas coisas confusas que nos esperam e com as quais não aprendemos a lidar na escola e, muitas vezes, nem na família”, lamenta Davide, o grande vencedor da edição deste ano que obteve a melhor pontuação entre os 78 finalistas em competição a nível nacional e que tinham o desafio de responder a 20 perguntas sobre educação financeira, incluindo temas como endividamento, poupança, risco e segurança online.

“Aprender literacia financeira desde novos seria uma mais-valia pois é importante para nos prepararmos para um futuro onde o dinheiro está em todo o lado. Aprender a gerir dinheiro permite criar jovens mais conscientes e responsáveis” afirma o aluno do 9º ano do Agrupamento de Escolas da Sertã.

Tendo em consideração as limitações provocadas pela pandemia Covid-19, a Final Nacional foi jogada à distância, pelos finalistas apurados nas várias escolas, através da aplicação Kahoot.

Também devido ao atual contexto, a final europeia, que habitualmente se realiza em Bruxelas, este ano foi substituída por um quiz de literacia financeira online, aberto a todos aqueles que quisessem participar. Esta sessão decorreu no dia 16 de junho, através do Youtube, e teve mais de 1.200 visualizações.

A edição do EMQ 2020, a nível europeu, contou com a participação de 28 países e atingiu os 500 mil participantes, o valor mais elevado de sempre, segundo a EBF.