7 de Outubro, 2022

Como forma de proporcionar aos nossos leitores o conhecimento e o aprofundamento de assuntos relevantes na agenda actual, neste número desta vossa revista contamos com um conjunto de artigos que abordam temas incontornáveis.

A sustentabilidade assumiu-se como um tema crítico em termos transversais e recentemente a CMVM veio alterar o Regulamento nº 3/2018, introduzindo factores e riscos de sustentabilidade no conjunto de conhecimentos mínimos a dominar pelos colaboradores das Instituições Financeiras no âmbito da DMIF II. É este o tema aqui tratado por Tiago Matias.

Por seu turno, a digitalização crescente é um fenómeno com um forte impacto em diferentes sectores de actividade, com especial intensidade no sector financeiro. A Banca depara-se com um importante conjunto de desafios e oportunidades com impacto no dinheiro, nos serviços e no próprio negócio.

Por isso o Ouro e a Bitcoin dão o mote ao artigo de António Henriques enquanto que a Cripto-Finança, os Activos Virtuais e a Economia Reputacional são os temas da reflexão de Nuno Sampayo Ribeiro.

Sempre atentas a temas actuais, Inês Palma Ramalho e Catarina Mira Lança analisam, com profundidade, a tendência do “Buy Now Pay Later”.

E porque o conhecimento do sector bancário e da forma como os principais indicadores evoluem é essencial, a rubrica O Sector Bancário num Minuto, da Área de Estudos e Publicações da APB, atualiza-os.