Inforbanca assinala 43º aniversário do IFB
11 de Janeiro, 2023
No dia em que o Instituto de Formação Bancária (IFB) comemora 43 anos é publicada mais uma edição da revista Inforbanca.
Nesta primeira edição de 2023, destaque para:
- Kerstin af Jochnick que sublinha a resiliência demonstrada pelos bancos aos choques recentes e aborda os riscos existentes e o que deverá nortear a agenda, quer nos bancos quer nas entidades de supervisão no futuro próximo, identificando os desafios da digitalização e a transição verde como áreas fundamentais.
- A necessidade de tornar os bancos resistentes às alterações climáticas é o tema do artigo de Frank Elderson, no qual evidencia os progressos já feitos, alertando também para o longo caminho que há ainda a percorrer e para a urgência de as instituições financeiras que estão mais longe das metas estabelecidas fazerem o seu caminho rapidamente.
- Sofia Santos aborda o tema da sustentabilidade, sublinhando que a par da regulamentação é necessário trabalhar na educação e na criação de uma consciência que promova a necessária proatividade dos indivíduos.
- Rogério Canhoto desafia a Banca no seu processo de integração digital, traçando um interessante paralelo com disrupções fora do sector bancário e evidenciando o papel do marketing neste processo.
- Pedro Monteiro faz uma muito interessante analogia entre as características das marcas e as características das pessoas, sugerindo um caminho para que os consumidores aumentem a confiança nas marcas.
- Cristina Pereira sublinha a relevância da resiliência e fornece pistas para a sua promoção na esfera pessoal e das organizações.
- “O nosso mais importante objetivo: sentir-se bem” é o título do artigo de Pedro Vieira, no qual faz a anatomia das necessidades humanas que estão na base deste sentimento tão importante para todos e cada um de nós.
