24 de Outubro, 2022 às 12:00:00

Achas que sabes estar online em segurança? Vem testar a tua literacia digital num quiz sobre segurança online que a Associação Portuguesa de Bancos preparou para ti.

Se és daquelas pessoas que carrega em todo o tipo de links que recebe por email ou SMS, se não sabes como criar uma password suficientemente forte ou se já recebeste contactos estranhos, através das redes sociais, e nem te apercebeste que era uma tentativa de fraude, está na altura de descobrires connosco os cuidados que deves ter para estares online em segurança e evitares ser vitima de fraude.

No âmbito da Semana da Formação Financeira, que este ano decorre de 24 a 31 de outubro, a APB irá promover uma campanha de sensibilização nas redes sociais, para os mais jovens, sobre os cuidados a ter quando utilizam a Internet ou redes sociais, fazem compras e pagamentos online ou partilham os seus dados pessoais em resposta a pedidos de terceiros.

“Considerando que Outubro é também o mês europeu da Cibersegurança, acreditamos que esta é uma excelente oportunidade para aliar a promoção da formação financeira e digital numa única iniciativa”, refere Rita Machado, responsável pelo “Saber de Contas”, projeto de Educação Financeira da APB.

A campanha “Sabes estar online em segurança?” irá decorrer de 24 a 28 de outubro, no Facebook e Instagram do Saber de Contas e durante esse período os jovens poderão jogar online um quiz com perguntas exclusivamente sobre segurança digital e testar o seu nível de conhecimento. Para saber mais sobre esta iniciativa basta consultar o site Saber de Contas.

A Semana da Formação Financeira é uma iniciativa promovida, anualmente, pelos supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira, entre os quais se encontra a APB, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da formação financeira.

​Ao longo da Semana da Formação Financeira, os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) promovem iniciativas dirigidas a diferentes públicos-alvo, nomeadamente alunos de todas idades, professores e outros formadores, gestores de micro e pequenas empresas, seniores, grupos vulneráveis, jogadores de futebol, psicólogos e população em geral. (programa)

A APB é parceira do Plano Nacional de Formação Financeira desde a sua criação, em 2011, tendo sido constituído um grupo de trabalho interno dedicado a este tema que tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas visando o aumento dos níveis de literacia financeira em Portugal.

“Os jovens foram desde o primeiro momento identificados como segmento alvo prioritário exatamente por considerarmos que uma boa informação/ formação de base nesta matéria poderá contribuir para o posterior desenvolvimento de comportamentos mais informados e responsáveis no tocante à gestão das finanças pessoais” acrescenta Rita Machado.