Vídeo

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) - juntamente com o Instituto de Formação Bancária (IFB) – e em parceria com a Junior Achievement, voltou a associar-se à European Money Week – iniciativa da Federação Bancária Europeia que junta as associações bancárias de mais de 30 países. Esta Semana Europeia do Dinheiro aconteceu, em 2017, entre os dias 27 e 31 de Março. 

Nesta terceira edição, os quatro maiores bancos do sector – CGD, Millennium bcp, Novo Banco e Santander Totta –, pelo grau de representatividade que ocupam no mercado nacional, juntaram-se à iniciativa: vinte alunos, em grupos de cinco elementos cada, tiveram a possibilidade de conhecer os bastidores destas instituições, numa visita em parte conduzida pelos próprios presidentes executivos com quem tiveram oportunidade de conversar e fazer perguntas. Em cada grupo, os diferentes alunos provêm de escolas diferentes, escolas essas tanto do ensino público como do privado, regular ou profissional. Todas da região de Lisboa. 

Esta iniciativa – complementar ao trabalho que é desenvolvido durante o ano pelas diferentes associações financeiras e diretamente por muitos bancos - pretendeu chamar a atenção para a importância de uma maior e mais abrangente educação financeira em Portugal e na Europa, sensibilizando a comunidade para a relevância da adoção de comportamentos ajustados, mais informados e esclarecidos, no âmbito das suas escolhas financeiras, presentes e futuras.

A EMW 2017 mereceu a atenção dos media, tendo resultado em duas extensas reportagens feitas pela TVI e pela revista Visão.

As crianças e os jovens, futuros consumidores de produtos e serviços bancários, são o público-alvo principal desta European Money Week, assente no pressuposto de que  os clientes e a própria banca beneficiam de uma maior literacia financeira. As associações bancárias dos vários países envolvidos desenvolvem, nessa semana, um conjunto vasto de atividades.

Saiba mais sobre as muitas iniciativas que serão desenvolvidas em toda a Europa em: europeanmoneyweek.eu