Cerca de 40 alunos, do 7º ano, do Agrupamento de Escolas Fernando Namora, na Amadora, assistiram à sessão "Sabes estar online em segurança", no dia 27 de outubro, promovida pela APB para assinalar a Semana da Formação Financeira.

Ao longo da sessão, dinamizada por Vasco Monteiro, consultor da área jurídica e digital da APB, os alunos, entre os 12 e os 13 anos, puderam colocar dúvidas sobre alguns tipos de fraudes online e aprenderam alguns dos cuidados que devem ter quando estão a navegar na Internet ou a utlizar as redes sociais.

Muitos destes alunos já contactaram de perto com tentativas de fraude, seja diretamente ou através dos pais e avós. Muitos foram ainda os exemplos dados de contactos estranhos recebidos através de mensagem ou por telefone.

No final da sessão, os alunos puderam ainda testar o seu nivel de conhecimento em matéria de cibersegurança ao jogar o quiz "Sabes estar online em segurança"? onde demonstraram bons conhecimentos relativamente aos cuidados a ter com as passwords ou com as redes sociais. O que é o Malware, o Phishing ou uma pegada digital foram alguns dos conceitos que ainda geraram dúvidas.

Ao longo da Semana da Formação Financeira, que este ano decorreu de 24 a 31 de outubro, a APB promoveu ainda uma campanha de sensibilização nas redes sociais do Saber de Contas (Facebook e Instagram), para os mais jovens, sobre os cuidados a ter quando utilizam a Internet ou redes sociais, fazem compras e pagamentos online ou partilham os seus dados pessoais em resposta a pedidos de terceiros.

Semana da Formação Financeira é uma iniciativa promovida, anualmente, pelos supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), entre os quais se encontra a APB, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da formação financeira.

​Ao longo desta semana, os 24 parceiros do PNFF promoveram cerca de 480 atividades dirigidas maioritariamente a jovens e estudantes, mas também a seniores, jornalistas, professores, empreendedores, desempregados, entre outros. (ver programa)

Entre os parceiros do PNFF, este ano, destacam-se a Autoridade Tributária e Aduaneira que passará a disponibilizar novos conteúdos sobre impostos e fiscalidade no portal Todos Contam.