Associação Portuguesa de Bancos
menu

Comunicados

Aqui pode aceder aos nossos comunicados, com atualizações e informações sobre atividade e iniciativas da APB.

“Não passes cartão à fraude”

APB lança campanha nacional de sensibilização contra a fraude nos pagamentos.

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) lança hoje, dia 22 de setembro, uma campanha nacional de sensibilização contra a fraude nos pagamentos, com presença em televisão, rádio, imprensa e meios digitais, incluindo redes sociais. 

Com o mote “Não passes cartão à fraude”, a iniciativa pretende alertar a população para os riscos crescentes da fraude online, promovendo práticas seguras no uso da banca digital.

A iniciativa pretende educar os diferentes públicos sobre os principais tipos de fraude nos pagamentos, com destaque para o phishing, o spoofing e a usurpação de identidade (impersonation). Para tal, serão utilizados exemplos reais e próximos da experiência quotidiana.

Com esta campanha, a APB pretende promover comportamentos seguros e conscientes na utilização da banca digital, incentivando práticas simples de prevenção, como verificar links, não partilhar dados pessoais ou bancários e validar contactos.

A campanha dirige-se em particular a três grupos: jovens entre os 14 e os 24 anos, nativos digitais expostos ao comércio eletrónico, redes sociais e aplicações de pagamento; millennials, dos 24 aos 40 anos, que são utilizadores intensivos do digital que valorizam conveniência, mas têm preocupações crescentes com a segurança; e pessoas com mais de 65 anos, que enfrentam maiores dificuldades de literacia digital.

“O setor bancário tem investido fortemente em tecnologias de proteção e em medidas de segurança que fazem de Portugal um dos países mais seguros na utilização de meios de pagamento. Mas sabemos que a fraude evolui e se reinventa constantemente. Por isso, esta campanha é um passo fundamental para reforçar a literacia digital e financeira da população e para lembrar que todos temos um papel a desempenhar na prevenção. Não passar cartão à fraude é proteger não só o nosso dinheiro, mas também a confiança no sistema financeiro”, afirma Vítor Bento, presidente da APB.

Esta campanha será veiculada em todas as plataformas da APB e da generalidade dos Bancos Associados, o que representa mais um passo no esforço conjunto do sector bancário para reforçar a segurança dos clientes e promover a literacia digital e financeira da população.

De acordo com o Banco de Portugal,a maioria das transações eletrónicas em Portugal é segura: a fraude nos pagamentos eletrónicos em Portugal manteve-se muito reduzida, sendo a taxa de fraude em Portugal inferior à registada no Espaço Económico Europeu (EEE) em todos os instrumentos de pagamento. Apesar disso, tem-se verificado em todo o mundo uma dinâmica crescente e cada vez mais sofisticada, o que justifica esta campanha de sensibilização da APB.

Veja também