Aqui pode aceder aos nossos comunicados, com atualizações e informações sobre atividade e iniciativas da APB.
16 DE OUTUBRO, 2025
Iniciativa passará por cerca de 100 escolas de norte a sul do país
A Associação Portuguesa de Bancos (APB) dá início, a partir de 16 de outubro, à 3.ª edição do programa “No Banco da Minha Escola”, uma iniciativa que leva a literacia financeira diretamente às salas de aula de todo o país, abrangendo cerca de 100 escolas.
No ano letivo 2024/2025, o programa No Banco da Minha Escola envolveu 97 escolas, 14 bancos associados, 120 voluntários e chegou a mais de 9 000 alunos do 7.º ao 12.º anos de escolaridade em 418 sessões de esclarecimento.
A iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens do mundo financeiro, promovendo desde cedo conhecimentos práticos sobre temas essenciais, como a gestão do dinheiro, a importância da poupança, os meios de pagamento digitais ou os cuidados a ter face às fraudes financeiras.
As sessões são dinamizadas por colaboradores voluntários da APB e dos Bancos Associados, que partilham o seu conhecimento de forma acessível e interativa.
“Queremos que os jovens desenvolvam desde cedo competências que lhes permitam tomar decisões financeiras responsáveis no futuro. O programa No Banco da Minha Escola tem demonstrado ser uma ferramenta muito eficaz para aproximar os alunos do setor bancário e para os preparar para os desafios do dia a dia”, sublinha Rita Machado, responsável da área da Educação Financeira da APB.
Com esta iniciativa, a APB reforça o seu compromisso com a educação financeira, alinhando-se com os princípios do Plano Nacional de Formação Financeira e com a missão de contribuir para uma sociedade mais informada e preparada.
“No Banco da Minha Escola” segue as orientações programáticas do Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Educação Financeira (PNFF), do qual a APB é membro. Desde 2011, ano em que foi criado, o projeto de Educação Financeira da APB tem procurado fomentar os níveis de literacia financeira da população em geral, com particular foco nos segmentos considerados mais vulneráveis, como os jovens e os seniores.
Para mais informações, consulte o site da APB ou siga as redes sociais do Saber de Contas, o portal de literacia financeira da APB (Facebook e Instagram).