5 de Abril, 2023

A OCDE divulgou o relatório "Literacia Financeira Digital em Portugal: relevância, evidência e preparação" a propósito da aceleração da digitalização financeira no país durante e após o periodo da pandemia.

A aceleração da digitalização financeira deu mais oportunidades aos cidadãos de acederem a produtos e serviços financeiros e planearem o seu futuro financeiro. Ao mesmo tempo, os serviços financeiros digitais introduziram novos desafios e fatores de risco, como maior exposição a fraudes e ataques online, questões relacionadas com a proteção de dados pessoais e potencialmente maior exposição a mudanças de comportamento na tomada de decisões financeiras. Além disso, a digitalização pode trazer novos desafios e formas de exclusão nomeadamente para grupos com acesso e competências digitais limitados. Estas tendências verificaram-se em muitos países do mundo, incluindo Portugal.

A literacia financeira digital é importante para capacitar as pessoas a usar produtos e serviços financeiros digitais com segurança e torná-las mais resilientes nas suas transações online. Em última análise, espera-se que a literacia financeira digital melhore a resiliência financeira individual e o bem-estar, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável da economia e da sociedade.

As autoridades portuguesas reconheceram a necessidade de continuar a desenvolver a literacia financeira digital em Portugal, recolhendo mais evidências sobre os níveis de literacia financeira digital e sobre a oferta de educação financeira digital no país. Este relatório identifica a oferta existente de educação financeira digital em Portugal e apresenta os resultados de um inquérito quantitativo que avalia os níveis individuais de literacia financeira digital. É com base nessas descobertas que se identificam as necessidades específicas da população, bem como lacunas na oferta existente de educação financeira digital. Este relatório apoiará o desenvolvimento de uma estratégia de literacia financeira digital baseada em evidências, para Portugal, incluindo um roteiro para a sua implementação.