A Associação Portuguesa de Bancos (APB) lançou a campanha nacional de sensibilização “Não passes cartão à fraude”, com o objetivo de alertar os cidadãos para os principais riscos de fraude nos pagamentos e promover comportamentos mais seguros no dia a dia.
Num contexto em que a utilização dos canais digitais continua a crescer, também as tentativas de fraude se tornam mais sofisticadas e difíceis de detetar. A campanha foca-se em três tipos de fraude particularmente comuns:
Com esta campanha, o setor bancário reforça o seu compromisso em apoiar os clientes e em aumentar a literacia financeira e digital da sociedade. A expressão “Não passes cartão à fraude” joga com o duplo sentido: rejeitar a fraude e, ao mesmo tempo, proteger o cartão bancário, símbolo de pagamentos, dinheiro e poupanças.
A iniciativa pretende envolver todos os cidadãos num esforço coletivo: adotar hábitos simples, como verificar a origem de mensagens ou chamadas, não partilhar dados confidenciais e confirmar sempre os contactos através dos canais oficiais do banco. Pequenas ações que tornam os pagamentos digitais mais seguros e reforçam a confiança no sistema financeiro.
A campanha está presente em televisão, rádio, imprensa, meios digitais e também no multibanco, esperando-se que possa alcançar cerca de 80% da população adulta. Para garantir que a mensagem chega a todos, inclui ainda intérprete de Língua Gestual Portuguesa nos vídeos televisivos e legendas em todos os conteúdos digitais.