19 de Fevereiro, 2021

Ana Botín, Presidente Executiva do Grupo Santander, foi eleita Presidente da Federação Bancária Europeia (EBF), por um mandato de dois anos, sucedendo a Jean Pierre Mustier, CEO do Unicredit Group.

“Estou ansiosa por desempenhar a função de Presidente da EBF, naquele que será um período crucial para a Europa, e agradeço ao Jean Pierre a sua liderança” afirmou Ana Botín a propósito da sua nomeação. “Os bancos têm desempenhado um papel de vital importância na resposta à pandemia e, em conjunto com os membros do EBF e a sua equipa executiva, continuaremos a apoiar a recuperação económica”.

Também o Presidente da Associação Portuguesa de Bancos, que integra a EBF, congratula-se com esta nomeação, ressalvando que Ana Botín “é a pessoa certa para liderar a EBF nestes tempos tão desafiantes". "Tendo um perfil de liderança  moderna e efetiva, uma perspetiva bastante alargada e global sobre o setor bancário europeu e internacional, é também conhecedora profunda das realidades dos países do sul, pelo que estou certo que terá um ótimo desempenho enquanto Presidente  da EBF”, afirma Fernando Faria de Oliveira.

A EBF é o órgão mais representativo do setor bancário europeu, agregando diferentes associações bancárias nacionais, que no seu conjunto representam 3.500 bancos, incluindo os maiores bancos comerciais da Europa.