25 de Novembro, 2021

Aproxima-se mais uma época de aliciantes descontos e promoções, considerada por muitos consumidores como uma boa oportunidade de antecipar algumas compras de Natal.

Com a crescente utilização dos canais digitais, acentuada ainda pelos efeitos da pandemia, aumentaram também as tentativas de fraude online, pelo que importa estar atento sempre e denunciar todo o tipo de situações que lhe pareçam suspeitas.

Em particular, quando efetuar as suas compras online:

- Certifique-se que os sites e redes que utiliza são seguros,

- Efetue os pagamentos sempre de acordo com as recomendações do seu banco,

- Nunca clique em links enviados por email ou SMS nem forneça dados bancários por esta via,

- Desconfie de chamadas telefónicas de alguém que não conhece e diz ser do seu banco. Nunca forneça códigos ou dados de acesso nestas chamadas,

- Acompanhe diariamente os movimentos na sua conta e, se detetar algo estranho, contacte de imediato o seu banco, pelos canais oficiais do mesmo.

Saiba mais sobre os cuidados a adotar, nomeadamente quando utiliza dados do seu banco, no documento “Proteja-se contra as fraudes online”, uma iniciativa da Europol e da Federação Bancária Europeia (EBF), da qual a APB é membro.

Tenha presente que quanto maior for o seu conhecimento, mais protegido estará contra o cibercrime. Para isso é fundamental conhecer os vários tipos de fraude online, saber os cuidados a adotar e reportar às autoridades todas as operações que lhe pareçam suspeitas.

Para mais informação consulte o site da APB ou #Cyberscams.